quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sua casa é sustentável?



Faça o teste e descubra se ela foi de fato planejada, construída e decorada com menores impactos no meio ambiente, eficiente energeticamente e com mecanismos para redução do consumo de água.

Instruções: para cada pergunta responda sim ou não


ENERGIA
1. O imóvel foi planejado para ter o aproveitamento racional da iluminação e ventilação naturais e da gravidade para abastecimento de água?
2. O projeto se preocupou em garantir conforto térmico para os ambientes na maior parte do tempo, de forma natural?
3. As pinturas das fachadas são de cores claras para reduzir a absorção de calor pela estruturas?
4. O telhado tem cobertura vegetal ou foi pintado com tintas brancas de alta refletâncias, para reduzir o efeito da insolação?
5. Foi considerado aquecimento solar para água?
6. A iluminação artificial é eficiente com pelo menos 95% das lâmpadas sendo fluorescentes com baixo teor de mercúrio e/ou LED?
7. Foram colocados sensores de presença para acionamento das lâmpadas de áreas comuns internas (corredores, por exemplo) e garagens?
8. Foram instalados sensores de luminosidade para ligar e desligar as lâmpadas das áreas externas (portão, estacionamento, jardins…)?
9. Os eletrodomésticos (ar condicionado, TV, geladeira, freezer…) possuem Selo Procel nível A?
10. Os fogões e aquecedores (à gás) possuem o Selo Conpet? 
11. Foi instalado sistema para captação de água de chuva para ser utilizada na irrigação, descarga e limpeza externa?
12. Todas as torneiras têm temporizadores ou aeradores para economia de água?
13. As válvulas de descarga ou caixas acopladas são de duplo fluxo?
14. Os chuveiros possuem aeradores para economia de água?
15. O paisagismo foi projetado de modo a utilizar espécies locais de baixo consumo de água?
16. Os pisos externos, incluindo calçadas, são permeáveis?

MATERIAIS
17. Pelo menos 20% do total (em custo) de materiais empregados tiveram conteúdo reciclado?
18. Pelo menos 50% do total (em custo) dos materiais e produtos utilizados na construção e decoração foram extraídos, processados ou manufaturados regionalmente (raio de 800 km)?
19. Materiais contendo amianto foram proibidos de serem utilizados na obra?
20. 100% das madeiras utilizadas nas etapas de construção foram de origem legal?
21. Pelo menos 50% das madeiras (incluindo mobiliário) possuem o selo FSC ou Cerflor?

QUALIDADE AMBIENTAL INTERNA
22. 100% das tintas utilizadas possuíam comprovação de baixa toxidade (ser a base de água não significa ser de baixa toxidade)?
23. 100% dos adesivos, selantes e impermeabilizantes utilizados possuíam comprovação de baixa toxidade? Atenção: ser a base de água não significa ser de baixa toxidade.
24. 100% dos tapetes, carpetes e tecidos dos estofados possuem comprovação de baixa toxidade?
25. Existem barreiras de contenção de poeira (capachos, por exemplo) em todas as entradas para reter a poeira (cerca de 75% da poeira entra pela sola dos calçados!)
26. Os locais de armazenamento de alimentos são separados dos produtos de limpeza?

RESÍDUOS
27. Durante a obra, os resíduos gerados foram corretamente separados e enviados para reciclagem?
28. Foi previsto espaço para serem realizadas coleta, separação e armazenamento seletivo de resíduos e de lixo (os recicláveis são destinados para cooperativas)?
29. Foi previsto espaço e pratica-se a compostagem?
30. Foi previsto espaço para armazenamento e destinação do óleo de cozinha para reciclagem (fabricação de sabão, por exemplo)?

Confira o resultado:
Se você respondeu negativamente aos itens 1 e 2, infelizmente, sua casa não é sustentável do ponto de vista energético.

Até 10 respostas positivas: Sua casa ainda não é sustentável. Mas, existem alternativas que poderão contribuir para a eficiência energética e o uso racional da água no seu imóvel. Não é porque sua casa não foi construída seguindo critérios de sustentabilidade que você não pode torná-la mais sustentável. Fique atento quando for adquirir novos equipamentos ou pensar numa reforma. Faça já o que você percebeu que pode apresentar reduções de custo e bem estar para você e sua família.

De 11 a 20 respostas positivas: com certeza, você está preocupado com a qualidade de vida e com a manutenção dos recursos naturais do planeta, mas ainda não incorporou completamente a sustentabilidade em seu imóvel. Sustentabilidade é ainda muito confundida com ecologia, fique atento para os critérios que utilizará na escolha dos produtos e materiais em uma próxima reforma e prefira sempre produtos que tenham garantia de qualidade, salubridade e sustentabilidade.

A partir de 20 respostas positivas: Parabéns! Seu imóvel é sustentável e o investimento feito certamente está retornando por menores custos com energia, água e conservação já que desde o início você se preocupou com eficiência e economia. Além disso, sua família agradece por morar em um ambiente mais saudável e de melhor qualidade de vida e que vai valorizar acima do mercado!

*Teste elaborado pelo Grupo SustentaX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário