terça-feira, 15 de maio de 2012

A LÂMPADA IDEAL PARA CADA AMBIENTE.


A escolha da lâmpada depende muito do ambiente e das atividades que serão realizadas nele, no entanto, o tipo escolhido pode fazer diferença na iluminação e também ajudar na decoração tanto na área interna, quanto externa da casa. O ideal é deixar o ambiente aconchegante, a luz adequada e com baixo consumo de energia.
As lâmpadas mais usadas hoje nas residências são as incandescentes e incandescentes halógenas, com o formato clássico, geralmente são brancas, intensa e brilhante, fluorescentes compactas que são mais modernas e as tubulares, essas o consumo de energia é 80% menor que as incandescentes e a tonalidade de cor variam entre amareladas e branca. No entanto, novas no mercado, as lâmpadas led duram cerca de 50 vezes mais e, quanto maior a eficiência da lâmpada, menor o gasto de energia.
O diretor técnico da Abilux, Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, Isac Roizenblatt, atenta para como é importante minimizar o consumo de energia e reduzir os custos. "O ideal é sempre utilizar lâmpadas eficientes e de longa duração, luminárias com bons sistemas ópticos e duráveis providas de controladores de luz eletrônicos" , orienta o diretor.
A lâmpada led pode ser usada em todos os ambientes, pois é eficiente e econômica, já a incandescente é a menos eficiente, logo o gasto de energia é maior.

Áreas internas
Isac explica que para cozinha, áreas de serviço e banheiro o ideal é usar lâmpadas fluorescentes. "Nos outros ambientes, como quartos e sala, as incandescentes halógenas são boas, mas não são resistentes, então o ideal é ter um gasto maior de compra com as lâmpadas led que são mais eficazes" , indica Isac.
Nos ambientes mais aconchegantes como a sala e o quarto, o ideal é ter uma iluminação indireta, como o uso de sancas ou de diversos focos de luz, que direcionam a iluminação do teto para paredes e, por reflexo, fazem uma iluminação mais uniforme para realizar várias atividades e para complementar use abajur e luminárias.
Alguns ambientes necessitam de uma aparência mais natural na iluminação, como a sala de ginástica, para isso as mais indicadas são lâmpadas fluorescentes com aparência fria e luminárias resistentes, pois propiciam uma luz viva para o local.
Áreas externas
A garagem pode ser iluminada também com lâmpadas fluorescentes. Para a piscina, o mais seguro são os nichos secos que por meio de fibras levam luz ao seu contorno. Nas quadras e áreas esportivas, Isac indica a lâmpada de vapor metálico."Essas lâmpadas são aplicadas em projetores e oferecem grandes pacotes de luz com alta intensidade, possuem alta eficiência e uma boa reprodução de cores" , diz ele.
As luminárias com lâmpadas led e fluorescentes também pode ser usadas como decoração na entrada da casa e em jardins, as duas são eficientes e têm variados tons de branco.



A luz natural é a melhor opção para atender a economia do consumo de energia com bem estar e conforto, além da preservação do meio ambiente. Então, sempre que possível, o ideal é não acender as luzes durante o dia, principalmente nas áreas externas e ter um ambiente mais arejado e com entrada de sol.
A arquiteta Fabiana Gimenez explica que para as áreas externas o foco é distribuir a iluminação por igual. "A iluminação em áreas externas deve ser distribuída para minimizar a penumbra, áreas escuras, é preciso atentar para o custo enérgico, nesse caso são ideais lâmpadas de menor consumo" .
Procure sempre usar lâmpadas mais resistentes. "Hoje, com a tecnologia dos leds, podemos ter lâmpadas com grande durabilidade e baixo consumo, o custo ainda é alto, mas a tendência aponta para valores cada vez mais acessíveis", comenta a arquiteta.
Fonte: BBel

Um comentário: