terça-feira, 15 de maio de 2012

Tecnologias mudam funções e visual de eletrodomésticos.


A cozinha é um dos lugares da casa que mais foram modificados com advento das tecnologias desenvolvidas para facilitar tarefas domésticas. Fogões a lenha foram substituídos por fogões a gás, fornos elétricos e micro-ondas, por exemplo, enquanto as geladeiras garantiram o armazenamento e reuso de alimentos.
Esses eletrodomésticos, no entanto, também têm passado por constantes mudanças ao serem adaptados para as modernas tecnologias desenvolvidas em cada época. Veja abaixo alguns exemplos de produtos que começam a aparecer como tendência de design e funcionalidade para os eletrodomésticos do futuro.

 refrigerador e o fogão acima fazem parte da linha de eletrodomésticos i-Kitchen, da Eletrolux. O diferencial da marca é o monitor em LCD Touch Screen com sistema operacional livre GNU/Linux, bibliotecas EFL e a plataforma Freescale i.MX25 que torna os aparelhos capazes de armazenar receitas, contatos telefônicos, recados, fotos (que podem ser exibidas como papel de parede do monitor), além de funcionar como agenda e emitir alertas de lembretes. Tudo isso pode ser programado em poucos toques.
Juntos, a geladeira e o fogão trazem 750 receitas na memória, divididas entre entradas, guarnições, carnes, molhos e massas, light e sobremesa. Segundo a Eletrolux, os produtos foram desenvolvidos totalmente no Brasil. A linha i-Kitchen conta ainda com um micro-ondas. 

Duas tendências despontam no mercado de refrigeradores, produtos com mais portas do que os atuais e com o freezer na parte de baixo, ao invés do topo. O modelo NR-D512YZ, da Panasonic do Brasil, na imagem acima, é um exemplo disso. Na parte de cima fica o refrigerador, com duas portas verticais com abertura horizontal. O compartimento do meio é a gaveta de frutas e vegetais e o mais abaixo, o freezer.
Segundo a Panasonic, a mudança de posições é justificada pelo fato de o compartimento de congelamento ser utilizado apenas por 30% do tempo. Além do sistema multiportas, que garante menor perda de refrigeração, a geladeira conta com uma tecnologia que a faz reduzir o consumo de energia durante a noite para 20% do normal. 


Fonte: http://migre.me/95C4U

Nenhum comentário:

Postar um comentário