quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CAMPANHA DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE PARA TRABALHADORES EM PARCERIA COM O SESI

O Serviço Social da Indústria – SESI Unidade Ilhéus lança campanha de Elevação de Escolaridade para as indústrias do Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia. Através do Programa SESI Educação Jovens e Adultos (EJA) a campanha oferece cursos gratuitos em três modalidades: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

“Temos como objetivo aumentar o nível de escolaridade dos trabalhadores e impactar positivamente na melhoria da competitividade da indústria do sul do estado”, afirma Alexandre Régis, gerente da unidade. A coordenadora do setor de educação, Luciana Fonseca, complementa: “Asseguramos nesse processo de aprendizado, formar cidadãos conscientes, capazes de se inserir ou se manter no mundo do trabalho, atuando ativamente no contexto social que está inserido, especialmente indústria em que trabalha”.

A campanha de elevação de escolaridade é realizada em parceria com sindicatos e indústrias. As turmas podem acontecer em duas modalidades: in company (exclusivas para uma indústria) ou em pool de empresas com apoio dos sindicatos parceiros. O Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, eletrônicos, Computadores, Informática e Similares dos municípios de Ilhéus e Itabuna do Estado da Bahia (SINEC) e o Sindicato da Construção Civil de Ilhéus e Itabuna já aderiram à campanha.




O presidente do SINEC, Gentil Pires, avalia a campanha como positiva. “Disponibilizar meios e recursos necessários para que essa qualificação aconteça é promover oportunidade de crescimento para o profissional e para a indústria baiana”, afirma. Segundo ele, a parceria com o SESI Ilhéus é uma prioridade do SINEC. “Nosso planejamento é interiorizar e intensificar as ações de educação dentro das empresas de informática do pólo industrial de Ilhéus e Itabuna”, afirmou.

Quem também aprovou a iniciativa foi o conselheiro da FIEB e presidente do Sindicato da Construção Civil de Ilhéus e Itabuna, Leovigildo Souza. “É uma ação muito importante para a indústria baiana. O sindicato vai apoiar disponibilizando a sede das Bandeirantes para a realização das turmas e divulgando entre os nossos empresários”, disse. Diretor da Casa Própria, ele lança um diferencial para a permanência dos seus trabalhadores em sala de aula: “Vamos dar estímulo financeiro ao funcionário que se qualificar”, anunciou.

As aulas são ministradas em turmas no período oposto ao horário de trabalho, de segunda a sexta-feira. São duas horas e meia de aula por dia, com currículo contextualizado por segmento industriário. Os alunos participantes da elevação de escolaridade terão aulas de português, matemática, história, geografia, ciência, biologia, química, física e língua inglesa (a ementa é organizada de acordo com a modalidade de ensino), além de aulas em vídeo do Tele Curso 2011. As aulas do Ensino Fundamental I acontecem em três módulos de seis meses e as do Fundamental II e Ensino Médio, num período de 20 a 22 meses.

O SESI Unidade Ilhéus disponibiliza todo o suporte necessário para os trabalhadores das indústrias da região: equipe qualificada de profissionais para ministrar aulas e acompanhar o processo de formação dos alunos; e material didático, como livros específicos por segmento industrial, mochila, caderno, caneta, lápis e borracha. Além disso, em caso de necessidade, o SESI também vai articular parcerias para conseguir espaço adequado para a realização das aulas. Já as empresas devem promover e estimular a campanha entre os seus funcionários, além da ofertar lanche e transporte para os alunos.


EMPRESAS PARCEIRAS DA EDUCAÇÃO

Atualmente o SESI Unidade Ilhéus desenvolve parcerias com a CICON Construtora e Incorporada e com a empresa Gráficos Empreendimentos, para elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores dessas empresas através do EJA.


A importância do programa para o crescimento profissional dos trabalhadores é ressaltada pelo gerente comercial da CICON, Rógere Lemos. “Ficamos felizes quando um trabalhador assume um novo posto na empresa devido à sua evolução profissional e cultural. A CICON assume um papel não somente econômico na região, como também social. Ao pensar num produto final perfeito, que satisfaça nossos clientes, temos de pensar na ponta do processo, que são as pessoas – a maior riqueza da nossa empresa”, afirma.

O incentivo da CICON é aproveitado pelos colaboradores. È o caso de Alessandro Bispo dos Santos, 24 anos, marceneiro, aluno do 2° ano da turma do ensino fundamental II, que viu no PSET uma oportunidade de concluir seus estudos. “Os horários das aulas do são mais flexíveis do que as do colégio público. Agora tenho tempo para trabalhar e estudar em turnos opostos”, afirma. Outro que aproveita a oportunidade é Floriano Carneiro da Silva, que já pensa no futuro. “Desejo concluir os estudos e no futuro fazer faculdade de Engenharia”, revela.

As empresas interessadas em promover a qualificação de seus trabalhadores ou em obter mais informações sobre o Programa SESI Educação Jovens e Adultos (EJA) devem entrar em contato com o SESI Unidade Ilhéus pelos telefones (73) 3639-9308/ 9326/ 9331 ou pelos endereços eletrônicos joanam@fieb.org.brlucianas@fieb.org.br.


Foto: Divulgalção SESI-Unidade Ilhéus

Nenhum comentário:

Postar um comentário