quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Praticidade e conforto marcam projeto de apartamento para jovem solteiro

Jovem advogado solteiro, o proprietário deste apartamento de 65 metros quadrados, fez apenas uma ressalva ao arquiteto Fábio Dikesch da Silveira: queria um projeto com identidade masculina. Tendo esse pedido do cliente como ponto de partida, o profissional criou uma ambientação de linhas retas, com predomínio de preto e cores escuras.
sala

Ao estar integrou-se a sacada de 3 metros quadrados, resultando em um living amplo e funcional de 17 metros quadrados. O jantar foi emoldurado por um pórtico revestido em lâmina de madeira carvalho tingido, recurso que disfarçou o desnível entre as áreas sem precisar mexer no rebaixamento de gesso da construção original.
mesa

– Para aproveitar melhor o espaço, criei uma pequena biblioteca no vão lateral da sacada, que desaparece quando fechamos a porta de correr elaborada na mesma madeira do painel – explica Fábio, ao destacar a abertura ao lado do jantar, setorizado pelo tapete de lã preta e ambientado pela mesa com tampo de vidro fumê. O móvel de refeições ganhou a companhia das cadeiras estilo retrô, de acrílico vermelho.

Horizontalidade para o estarsofá
Na sala, o sofá de camurça em formato de L faz composição de tom com a estante desenhada pelo arquiteto para atender às necessidades do dono da casa. Com 1,75m de altura, o móvel de MDF revestido em laca preta acetinada mostra nichos e prateleiras para comportar a aparelhagem eletrônica.

– Em destaque, a TV de plasma de 26 polegadas fica presa por um suporte móvel, permitindo que o proprietário consiga visualizá-la do quarto também. Assim, ele pode assistir a dois jogos de futebol ao mesmo tempo – diz o arquiteto.
Sobre o piso de porcelanato creme, o tapete retangular de fios de seda delimita o território e garante aconchego à área social. O toque pessoal fica por conta dos painéis de serigrafia sobre tela, que trazem imagens de Londres – uma das cidades visitadas pelo jovem advogado.
Mantendo a proposta presente no living, o dormitório do jovem rapaz, de 12 metros quadrados, sustenta a horizontalidade e o premonínio do tom preto característicos do projeto. Com o mobiliário todo em MDF com laca acetinada preta, sobressaem-se as cores da colcha de sarja listrada em tons de azul, verde e vermelho sobre a cama estilo japonês.
quarto

Posicionado na parede em frente ao leito, o painel retangular se transforma na vedete do quarto. Projetado com 1,6m de largura por 1,2m de comprimento, o móvel comporta a LCD, de 42 polegadas, e acomoda livros, CDs e DVDs nos nichos laterais, de 25cm de largura.
Na lateral, o guarda-roupa ocupa toda a dimensão da parede, de 2,8m de comprimento por 2,6m de altura, e mostra porta de correr central espelhada e laterais de vidro refletivo. No lado oposto, uma bancada de mesmo comprimento forma o espaço de trabalho do jovem, destacado pela cadeira Charles Eames de couro preto.

Fonte: http://migre.me/6izkb

Nenhum comentário:

Postar um comentário