sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PRATICIDADE É LUXO.

Arquitetas elaboram projetos de decoração para solteiros que buscam praticidade, conforto e economia: apartamentos feitos para solteiros que buscam espaço para reunir os amigos, com estilo e soluções práticas.

Solteiros buscam praticidade e custo-benefício, explica logo de entrada a arquiteta Tatiana Grell. "Querem um apartamento moderno, onde possam usufruir da tecnologia e das facilidades disponíveis no mercado, com materiais, cores e acabamentos que reflitam seus desejos, mas sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e de fácil manutenção", explica a arquiteta Tatiana Grell.

Mariana Lombardi, também arquiteta, conta que percebeu que jovens gostam de receber e preferem uma decoração que proporcione encontros com os amigos. Salas amplas que possam abrigar uma sessão de filmes ou happy hours são importantes para quem é dono do próprio nariz. O problema é não ter com quem dividir a louça suja.

"O apartamento de solteiro é uma passagem. Pode ser que a pessoa venha a se casar ou que mude de vida de uma hora para a outra e resolva trocar de casa", explica Mariana. Segundo ela, não adianta gastar muito dinheiro com detalhes que custam caro, como piso e materiais de acabamento fino. A dica principal é investir em uma base neutra, como sofás e móveis cinzas ou marrons, e decorar com peças baratas que deem vida ao ambiente.

Em apartamentos pequenos, mais comuns entre solteiros, é importante aproveitar todos os cantos e medir bem os espaços. Armários sob medida são a melhor solução para fugir da sensação de casa lotada e guardar tudo com estilo. Luzes difusas e diferenciadas ajudam a setorizar o apartamento, dividindo cômodos que estão juntos, como a sala e cozinha americana. Com a casa organizada, é só pegar o telefone e chamar os amigos para a festa.


O  apartamento de 30m² é o primeiro imóvel próprio da dona. A decoração deveria ser personalizada, com investimento moderado, que fizesse caber tudo na casa pequena. Foram usados papel de parede, pinturas diferenciadas e iluminação para decorar sem gastar muito dinheiro. Projetado por Duetto Arquitetura (Foto1).

O dono do apartamento saiu da casa dos pais e comprou um apartamento de 60m², no qual espera morar mesmo depois de casar. A decoração deveria ser moderna, com peças de qualidade. Muita coisa foi comprada pela internet. A base é neutra: sofá e móveis de cores sóbrias, e as peças de decoração são mais pessoais. Perfeito para mudanças de estilo de vida. Projetado por Duetto Arquitetura (Foto 2).

Praticidade é luxo

- Procure comprar móveis que possam ser usados no futuro. A condição de apartamento pequeno, de solteiro, pode ser revertida rapidamente e é bom poder aproveitar as peças.
- Armários planejados são imprescindíveis para aproveitar todos os espaços e guardar o que tiver que ser escondido.
- Iluminação faz a diferença. Pontos de luz bem posicionados podem fazer as vezes de decoração.
- Meça todos os cantos da casa. Estar ciente de todos os centímetros é importante para não tornar a casa desproporcional com móveis grandes espremidos em pequenos espaços e para fazer caber tudo o que tem que estar dentro de casa.
- Peças decorativas podem ser achadas com menor custo pela internet. Garimpar on-line pode revelar objetos que são a sua cara.
- Cores fortes diminuem o ambiente. Para fazer o espaço parecer maior, invista em espelhos e paredes claras.


Redação - Correio Braziliense 
Fonte: http://migre.me/6iz7p

Nenhum comentário:

Postar um comentário