terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Horta na Varanda

Não é porque você não tem quintal que não pode cultivar temperinhos variados no apartamento. “Temperos e ervas se adaptam muito bem aos vasos”, explica a paisagista Lígia Cerri, da Flora do Campo. A horta, segundo ela, pode ficar junto com outras plantas, mas sempre em vasinhos separados. E a falta de espaço não é um problema. “Você pode fazer uma horta vertical. Essa é uma solução maravilhosa para ambientes pequenos”, conta.
  
Como toda horta, a sua também vai precisar de sol para ficar bonita e saudável. “Caso a sua seja feita em vasos plásticos, é aconselhável que recebam apenas os raios solares pela manhã, pois o plástico esquenta muito e pode ‘cozinhar’ a raiz da erva”, alerta. Por isso, a especialista recomenda vasos de barro ou cerâmica, e que tenham boa drenagem. “Nesse caso, o sol pode ser em tempo integral”, diz Lígia. Ela lembra que, quanto maior o vaso, mais fácil fica cuidar da horta. “Se o vaso for pequeno, plante apenas uma muda nele”, complementa. Para aumentar o tempo de vida dos temperos e ervas, é importante colher as ervas com frequência e replantar as mudas ou sementes de tempos em tempos.


A rega diária também é fundamental para a saúde da horta e a paisagista faz um alerta: verifique sempre se as folhas não possuem algum tipo de mancha ou intruso grudado. “Geralmente as manchas surgem por causa da falta de cobre. Ele pode ser comprado em qualquer loja especializada e costuma vir em spray, pronto para aplicar. O produto é específico para esse fim e não impede o consumo da erva”, explica Lígia.
A terra também influencia no sucesso da horta e deve estar sempre fofa. “Não a deixe endurecer nunca, pois isso prejudica a circulação de água e a respiração das raízes”, aconselha. “Uma dica legal é plantar sua horta com terra adubada e usar na mistura o Vermiculita. O produto não deixará a terra endurecida nem permitirá que a água passe diretamente pelo vaso.” A seguir, a paisagista dá algumas dicas de como cultivar os temperos mais usados na cozinha:
Alecrim: pede vasos redondos e fundos, entre 30 cm e 40 cm de profundidade. Em recipientes rasos, não dura mais do que uma colheita.
Hortelã: por ter raízes agressivas, deve ser plantada sempre sozinha. Caso contrário, matará as plantas próximas ou sofrerá por falta de espaço.
Manjericão: é um tempero rasteiro e vai bem em vasos de 15 cm a 20 cm de profundidade. É muito resistente e, por isso, está entre as ervas mais fáceis de cultivar.
Orégano: tem a raiz pouco profunda e, por essa razão, pode ser plantado em vasos menores. Desenvolve-se bem com tomilho e alecrim, mas vale lembrar que sempre terá de ser replantado, pois não dura muito por natureza.


E o tamanho (da varanda) não é desculpa, nem não ter varanda... Há soluções verticais originais, tanto para o exterior...

 

 

... como para o interior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário